Background

Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica Arco Íris

Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica Arco Íris

A Proposta Pedagógica do Educandário Arco Íris está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e prever: o respeito aos princípios éticos, políticos e estéticos e garantia de oferta, aos alunos, de condições e recursos para usufruírem de seus direitos civis, humanos e sociais;

  • As possibilidades de convivência com os membros da comunidade escolar favorecendo a ampliação de seus saberes e conhecimentos de diversas naturezas;
  • A igualdade de oportunidades educacionais, de acesso a bens culturais e a vivências da infância;
  • A construção de formas de sociabilidade e subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta, o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa.


O material didático adotado na escola segue o material elaborado pelo Sistema Maxi para o Ensino Fundamental a fim de oferecer auxílio por meio de reflexões, informações e sugestões aos professores, organizando sua atuação pedagógica.

Esse material foi organizado com o objetivo de propiciar a apropriação das práticas pedagógicas sempre vinculadas aos valores estéticos, políticos e éticos, priorizando a apropriação de conhecimentos e competências, por meio de estratégias que priorizem o raciocínio, organizando os conteúdos a serem ministrados de forma interdisciplinar e contextualizada. Nessa perspectiva, o material didático do Sistema Maxi de Ensino está voltado para a preparação do ser humano para o exercício da cidadania, base para a realização de atividades produtivas, inclusive do prosseguimento de estudos para os níveis mais elevados da educação. Tendo em vista o desenvolvimento pleno do educando, seus aspectos intelectuais, sociais, emocionais e afetivos direcionam a nossa produção pedagógica, que tem como sustentáculo a Pedagogia Afetiva.

O currículo adotado pelo Educandário Arco Íris abrange obrigatoriamente, o estudo da Língua Portuguesa e da Matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil. O ensino da Arte constitui componente curricular obrigatório de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

A Educação Física é componente curricular e ajusta-se às faixas etárias e às condições escolares, sendo oferecida as opções: voleyboll, basquetboll, futsal e badminton aos alunos a partir do 6º ano, além das opções extras de balé e judô.

Na parte diversificada do currículo será incluída a Língua Inglesa (em todos os anos escolares), Informática (2º ao 9º ano) e Espanhol a partir 5º ano.

O currículo prever a introdução dos temas transversais que, tomando a cidadania como eixo básico, vão tratar de questões que ultrapassam as áreas convencionais, mas permeiam a concepção, os objetivos, os conteúdos e as orientações didáticas dessas áreas. Essa transversalidade supõe uma transdisciplinaridade, o que vai permitir tratar uma única questão a partir de uma perspectiva plural. Isso exige o comprometimento de toda a comunidade escolar com o trabalho em torno dos grandes temas definidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, como Ética, Saúde, Meio Ambiente e Pluralidade Cultural, os quais podem ser particularizados ou especificados a partir do contexto da escola.

A programação curricular consiste no conjunto de ações a serem desenvolvidas visando atingir os objetivos de aprendizagem integrantes do PPP do Educandário, a partir dos elementos do currículo formal e das experiências pessoais de cada um.

A forma de organização e apresentação da programação poderá seguir dois formatos, quais sejam: para as ações a serem trabalhadas pelas disciplinas diretamente, serão elaborados os respectivos Planos de Ensino; já para as ações de caráter complementar previstas, serão elaborados Projetos.

A programação poderá sofrer modificações em sua execução, atendendo a adequações didático-pedagógicas necessárias ao alcance das metas de aprendizagem propostas, a características dos alunos, bem como de imprevistos que venham a ocorrer.

O currículo adotado para os alunos com necessidades educacionais sofrerá flexibilização que considere o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos, considerando os recursos especiais, materiais ou de comunicação que facilitem o desenvolvimento do currículo regular aos alunos com necessidades especiais.

fotos)>1){?>

Relacionadas

Comentários